quarta-feira, 27 de abril de 2011

Gerações dos computadores

-Primeira Geração-

Se designam os computadores construídos com base em válvulas eletrónicas, durante o período de 1946 até 1958. Esta geração teve início com a construção, entre 1943 e 1946, do "ENIAC" ( Electronic Numerical Integrator And Calculator), um computador financiado pelo Ballistic Research Laboratory, nos Estados Unidos da América. Os seus autores, John W. Auchly e J. Presper Eckert, usaram cerca de 18 000 válvulas no fabrico da máquina, que ocupava uma área de aproximadamente 1 400 m2 e pesava 30 toneladas.
-Segunda Geração-
Os computadores  se designaram com construção que  recorria ao uso de elementos eletrónicos semicondutores, nomeadamente os transístores.
Uma novidade tecnológica de então, os transístores eram cem vezes mais rápidos e confiáveis que as válvulas; desenvolvidos nos laboratórios Bell da ATT foram criados em 1948 e passaram a ser utilizados comercialmente nos computadores em 1959.
Esta geração desenvolveu-se entre os anos de 1959 e 1965.
- Terceira Geração-
Teve começo em 1964 até 1970, caracterísa-se por, os computadores foram construídos com circuitos integrados, redução de custos, e maior velocida,tamanho menor, maior capacidade de processamento.
 -Quarta Geração-
ela é marcada pelo surgimento do microprocessador,onde numa pequena cápsula continha milhares de transistores, ocupando uma área menor que uma unha.A redução do tamanho dos computadores foi muinto grande,surgiu desenvolvidas linguagens de progamação.
              -Quinta Geração-
É caracterizado por desenvolver equipamentos que respondam à entrada de dados por voz e que sejam capazes de aprendizagem e de organização,Grande capacidade de armazenamento de dados dos discos rígidos,Alto grau de interaçãao com o usuário, inclusive com reconhecimento de voz por alguns aplicativos, esta possibilitando o surgimento da "inteligência artificial".

Nenhum comentário:

Postar um comentário