quarta-feira, 27 de abril de 2011

Gerações dos computadores

-Primeira Geração-

Se designam os computadores construídos com base em válvulas eletrónicas, durante o período de 1946 até 1958. Esta geração teve início com a construção, entre 1943 e 1946, do "ENIAC" ( Electronic Numerical Integrator And Calculator), um computador financiado pelo Ballistic Research Laboratory, nos Estados Unidos da América. Os seus autores, John W. Auchly e J. Presper Eckert, usaram cerca de 18 000 válvulas no fabrico da máquina, que ocupava uma área de aproximadamente 1 400 m2 e pesava 30 toneladas.
-Segunda Geração-
Os computadores  se designaram com construção que  recorria ao uso de elementos eletrónicos semicondutores, nomeadamente os transístores.
Uma novidade tecnológica de então, os transístores eram cem vezes mais rápidos e confiáveis que as válvulas; desenvolvidos nos laboratórios Bell da ATT foram criados em 1948 e passaram a ser utilizados comercialmente nos computadores em 1959.
Esta geração desenvolveu-se entre os anos de 1959 e 1965.
- Terceira Geração-
Teve começo em 1964 até 1970, caracterísa-se por, os computadores foram construídos com circuitos integrados, redução de custos, e maior velocida,tamanho menor, maior capacidade de processamento.
 -Quarta Geração-
ela é marcada pelo surgimento do microprocessador,onde numa pequena cápsula continha milhares de transistores, ocupando uma área menor que uma unha.A redução do tamanho dos computadores foi muinto grande,surgiu desenvolvidas linguagens de progamação.
              -Quinta Geração-
É caracterizado por desenvolver equipamentos que respondam à entrada de dados por voz e que sejam capazes de aprendizagem e de organização,Grande capacidade de armazenamento de dados dos discos rígidos,Alto grau de interaçãao com o usuário, inclusive com reconhecimento de voz por alguns aplicativos, esta possibilitando o surgimento da "inteligência artificial".

Linguagem Ada


Linguagem de programação em ada
O nome Ada é uma homenagem a condessa de Lovelace que se chamava Augusta Ada Byron, filha de Lord Byron que trabalhava com Charles Babbage e ela é a primeira programadora de computadores.
Ada é uma linguagem de programação de alto nível e imperativa baseada em Pascal e criada através do departartamento de defesa (DoD).
Ela foi desenvolvida para ser mais do que apenas mais uma linguagem de programação, já que ela inclui muitos dos princípios modernos de engenharia de software. Por exemplo, o conceito de ocultação de informação foi inserido na linguagem ao invés de ser implementado como uma técnica de programação. 
Comando if-Exemplo
With text_IO; Use text_IO;
With Ada.Integer_Text_IO; Use Ada.Integer_Text_IO;
Procedure usando_if is
x, y : integer;
begin
New_Line(3);
Put("Digite o primeiro valor: ");
Get(x);
Put("Digite o segundo valor: ");
Get(y);
New_Line;
if x>y then
Put_Line("O Primeiro valor digitado e' maior!");
elsif x<y then
Put_Line("O Segundo valor digitado e' maior!");
else
Put_line("Os dois valores são iguais.");
end if;
New_Line(3);
end usando_if;
 Programa em Ada 
-- Ada version of 99 Bottles of Beer
with Ada.Text_IO;         use Ada.Text_IO;
with Ada.Integer_Text_IO; use Ada.Integer_Text_IO;
procedure Bottles is
     count : Integer := 99;
begin
     while count > 0 loop
          Put (count, Width=>0);  Put_Line (" bottles of beer on the wall,");
          Put (count, Width=>0);  Put_Line (" bottles of beer.");
          Put_Line ("Take one down and pass it around.");
          count := count - 1;
          if count = 0 then
               Put_Line("No bottles of beer on the wall!");
          else
               Put (count, Width=>0);  Put_Line (" bottles of beer on the wall.");
          end if;
          New_Line;
     end loop;
end Bottles;
                                          Tradução
- Ada versão de 99 garrafas de cerveja
com Ada.Text_IO; uso Ada.Text_IO;
com Ada.Integer_Text_IO; uso Ada.Integer_Text_IO;
Garrafas procedimento é
      Contagem: Integer: = 99;
começar
      enquanto a contagem> 0 loop
           Coloque (contagem, Largura => 0); Put_Line ("garrafas de cerveja no muro ",);
           Coloque (contagem, Largura => 0); Put_Line ("garrafas de cerveja.");
           Put_Line ("Tome uma e passá-lo por perto.");
           contagem: contagem = - 1;
           se a contagem = 0 então
                Put_Line ("Nada de garrafas de cerveja na parede!");
           mais
                Coloque (contagem, Largura => 0); Put_Line ("garrafas de cerveja na parede.");
           fim se;
           New_Line;
      loop fim;
Garrafas fim;

terça-feira, 19 de abril de 2011

Componentes de um Computador e suas principais funções





Drives de Disquete e CD-ROM/DVD

Os drives de disquete são itens que caíram em desuso, ou seja, é muito raro encontrar no mercado computadores que utilizam esse dispositivo. O disquete consiste em uma espécie de capa quadrada que protege um disco magnético que suporta até 1,44 MB. Por oferecer pouco espaço para armazenamento de dados e por sua fragilidade, esses discos perderam sua utilidade.

O drive de CD-ROM/DVD é, basicamente, o dispositivo que lê CDs e/ou DVDs. Hoje é comum ter aparelhos leitores de CDs/DVDs que também fazem gravação de dados. Tempos atrás, o mercado contava apenas com leitores e gravadores de CD. A seguir, uma lista dos diferentes tipos de drives de disco existentes:

CD-ROM: serve apenas para ler CDs. Mais informações sobre isso aqui;
CD-RW (gravador): serve para ler e gravar CD-Rs e CD-RWs. Para mais informações sobre esse tipo de mídia, clique aqui;
CD-RW + DVD (combo): serve como leitor de CD-ROM e de DVD, além de gravador de CDs;
DVD-RW (gravador): esse drive é um dos mais completos, pois lê e gravas CDs, assim como lê e grava DVDs.

Componentes de um Computador e suas principais funções


.



Placa de vídeo

AMD (após esta comprar a ATI) e a NVIDIA, duas fortes concorrentes. Na verdade, ambas produzem o chip gráfico ou GPU (uma espécie de processador responsável pela geração de imagens, principalmente em aplicações 3D). Quem produz as placas são outras empresas, como MSI, Zotac, ECS, Gigabyte, Asus, entre outras.

É possível encontrar no mercado placas-mãe que possuem placas de vídeo onboard, isto é, onde o vídeo é fornecido de maneira integrada. Essa característica permite economia de gastos, porém pode afetar o desempenho do computador, motivo pelo qual esse tipo de hardware é indicado apenas para computadores destinados a atividades básicas.

As placas de vídeo antigas usavam o slots PCI e AGP. Hoje, o padrão é a tecnologia PCI Express (PCI-E).

Componentes de um Computador e suas principais funções




Placa-mãe

Este componente também pode ser interpretado como a "espinha dorsal" do computador, afinal, é ele que interliga todos os dispositivos do equipamento. Para isso, a placa-mãe (ou, em inglês, motherboard) possui vários tipos de conectores. O processador é instalado em seu socket, o HD é ligado nas portas IDE ou SATA, a placa de vídeo pode ser conectada nos slots AGP 8x ou PCI-Express 16x e as outras placas (placa de som, placa de rede, etc) podem ser encaixadas nos slots PCI ou, mais recentemente, em entradas PCI Express (essa tecnologia não serve apenas para conectar placas de vídeo). Ainda há o conector da fonte, os encaixes das memórias, enfim.

Todas as placas-mãe possuem BIOS (Basic Input Output System). Trata-se de um pequeno software de controle armazenado em um chip de memória ROM que guarda configurações do hardware e informações referentes à data e hora. Para manter as configurações do BIOS, em geral, uma bateria de níquel-cádmio ou lítio é utilizada. Dessa forma, mesmo com o computador desligado, é possível manter o relógio do sistema ativo, assim como as configurações de hardware.

A imagem abaixo mostra um exemplo de placa-mãe. Em A ficam os conectores para o mouse, para o teclado, para o áudio, etc. Em B, o slot onde o processador deve ser encaixado. Em C ficam os slots onde os pentes de memória são inseridos. D mostra um conector IDE. Em E é possível ser os conectores SATA. Por fim, F mostra os slots de expansão (onde pode-se adicionar placas de som, placas de rede, entre outros), com destaque para o slot PCI Express 16x (azul) para o encaixe da placa de vídeo

Componentes de um Computador e suas principais funções


Disco Rígido (HD)

O Disco Rígido, cujo nome em inglês é Hard Disk (HD), serve para armazenar dados permanentemente ou até estes serem removidos. Fisicamente, os HDs são constituídos por discos. Estes são divididos em trilhas e, por sua vez, estas são formadas por setores. Os HDs podem armazenar até centenas de gigabytes. A velocidade de acesso às informações dos discos depende, em parte, da rapidez em que estes giram. Os padrões mais comuns são de 5.400 rpm (rotações por minuto), 7.200 rpm e 10.000 rpm.

Para serem usados pelo computador, os HDs precisam de uma interface de controle. As existentes são IDE (Intergrated Drive Electronics), SCSI (Small Computer System Interface) e SATA (Serial ATA).

A imagem abaixo mostra a parte interna de um HD. Repare nos discos (pratos), o local onde os dados são gravados:

Componentes de um Computador e suas principais funções


Memória RAM
RAM significa Random Access Memory (memória de acesso randômico). Nela, os dados se perdem quando o computador é desligado. Os módulos de memória, também conhecidos como "pentes de memória", são os responsáveis pelo armazenamento dos dados e instruções que o processador precisa para executar suas tarefas. Esses dados são fornecidos pelo usuário e/ou retirados do HD (Hard Disk- Disco Rígido). Existe também uma categoria chamada memória ROM, que armazena permanentemente os dados. Você pode se informar melhor sobre as diferenças entre RAM e ROM aqui. Existe mais de um tipo de memória RAM. Cada um tem uma forma de encapsulamento e um modo de funcionamento.

Componentes de um Computador e suas principais funções


Processador
Este é o grande pivô da história. O processador, basicamente, é o "cérebro" do computador. Praticamente tudo passa por ele, já que é o processador o responsável por executar todas as instruções necessárias. Quanto mais "poderoso" for o processador, mais rapidamente suas tarefas serão executadas.

Todo processador deve ter um cooler (ou algum outro sistema de controle de temperatura). Essa peça (um tipo de ventilador) é a responsável por manter a temperatura do processador em níveis aceitáveis. Quanto menor for a temperatura, maior será a vida útil do chip. A temperatura sugerida para cada processador varia de acordo com o fabricante, com o mecanismo e com o desempenho. Procure saber com o fabricante qual a temperatura ideal para o seu processador. Se o valor estiver acima do limite, talvez seja necessário melhorar a ventilação interna da máquina. Para conhecer a temperatura, fabricantes de placas-mães costumam oferecer programas próprios para isso. Em muitos casos, também é possível obter essa informação no setup do BIOS (visto no item placa-mãe, mais adiante).

Vale ressaltar que cada processador tem um número de pinos ou contatos. Por exemplo, o antigo Athlon XP tem 462 pinos (essa combinação é chamada Socket A) e, logo, é necessário fazer uso de uma placa-mãe que aceite esse modelo (esse socket). Assim sendo, na montagem de um computador, a primeira decisão a se tomar é qual processador comprar, pois a partir daí é que se escolhe a placa-mãe e, em seguida, o restante das peças.

O mercado de processadores é dominado, essencialmente, por duas empresas: Intel e AMD. Eis alguns exemplos de seus processadores: Intel Core 2 Duo, Intel Core i7, Intel Atom (para dispositivos portáteis), AMD Athlon X2, AMD Phenom II e AMD Turion X2 (também para dispositivos portáteis). Abaixo, a foto de um processador.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Capa do CD "BORN THIS WAY"

A Instalação do sistema Operacional Ubunto 10.10

Na aula de informática do Professor William nos estavamos instalando o ubunto na máquina e nos primeiro configuramos o setup para que ele inicie a execução via CD. Depois inserimos o CD na bandeija e aguardar a inicialização, quando o sistema jogar na tela aparecerá um menu na qual você irá escolher a opção "install" para instalar, depois escolha um idioma padrão para o sistema, também deve-se  escolher uma zona horária e região, depois atualize o horário , pois o horŕio padrão  e atrazado três horas. No próximo você deve escolher o layout do teclado escolhendo a opção "português do Brasil" podendo testas as teclas na caixa de teste, depois deve-se colocar os dados exigidos como nome do usuário, nome para entrada no sistema, senha do usuário e nome do computador. Se o computador não tiver outro sistema você deve escolher a opção "apagar todo o disco" e assim ele irá preparar para receber os arquivos do sistema. Já realizadas as etapas anteriores você deve configura-la clicando na opção "install" e o Ubunto irá instalar automaticamente. Se tiver internet o sistema verifica alguns arquivos necessários e os instala. Depois escolha a opção "reiniciar agora" e quando reiniciar você ja pode usar o Ubunto 10.10

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Lady GaGa

Chillin Lady GaGa (feat. Wale)

Na Na Na Na... Na Na Na Na... Hey Hey Hey... Goodbyeeeeee... Hey!


[Lady GaGa:]
Lookin at, lookin at, lookin at me
Look at that, look how they lookin at me
Eyes all sticky like honey on bees
Look at that, look how they lookin at me

[Wale:]
Yeah DC chillin, PG chillin
My name WALE and I came to get It
Came to get it, came to get it
My name Wale

[Verse 1: Wale]
SHIIIT This how you start of 09
Kickin in the door, and I'm everybody problem
Stuntin in some other Jordan Nines
I got Phil Knight talkin about "How you got them? "
Let's talk about the cars ya'll got
You say you got alotta whips, well I got a Lot
I got the right to be cocky
Get so much cut disc jockeys jock me
You niggas mad that you not me
I remain a Giant and your Jeremy Shockey
And if you ain't heard me properly
If you speak garbage, then we no capice
DC chillin, PG chillin, floor to the ceilin
Stuntin in my Billion-Air, gear on my
Millionaire Frames, that's money on my mind, WALE

[Bridge: Lady GaGa]
Get em all, get em all, pack it all up
Stack up your funds like a million bucks
Across the pond, they all know us
International... Whoaaaa!
Driving my car to a foreign place
Lookin at me, now they know my face
We want it all now, we got all YESSSS
Look At That, Look at how they lookin at usss

[Verse 2: Wale]
Yea, they keep sayin whale but my name Wal-e
Ho's call me "Mr. Never Wear The Same Thang"
You redundant, you never ever change
And I'm the same way, M.I.A.
And me Cool and Dre get high like planes
Your man Wale in his own damn lane
Can't control the box, you are no Mills Lane
Ain't heard DC since Sardines came
Ha! And I made ya'll love it
We don't cop plea's, but ya'll don't cop nothin
Police come around don't nobody say nothin
And you be with the cops, you niggas is McLovin
Dark liquor till we busted
Till I got a buzz like that nigga Chris Mullen
District Of Columbia
You Bernie Mac funny, we ain't scared of none of ya!

[Lady GaGa:]
Get em all, get em all, pack it all up
Stack up your funds like a million bucks
Across the pond, they all know us
International... Whoaaaa!
Driving my car to a foreign place
Lookin at me, now they know my face
We want it all now, we got all YESSSS
Look At That, Look at how they lookin at usss

[Wale:]
Yeah DC chillin, PG chillin
My name WALE and I came to get It
Came to get it, Came to get It
My name Wale

[Verse 3:]
Dre, pick 'em, ah, pick'em, I'll shut em all down
Haters in the crowd, if you see 'em point them out
Stacks in my jeans, broads on the scene
Folarin be ballin for all ya'll to see
Ain't I something? The way I'm stuntin
My material girls give 'em A-Rod moneyyy!
LV on my luggage
Them Bammas goin hate, and I love it, fuck 'em

[Lady GaGa:]
Lookin at, lookin at, Lookin at me
Look at that, look how they lookin at me
Eyes all sticky like honey on bees
Look at that, look how they lookin at me

[Wale:]
DC chillin, PG chillin
My name WALE and I came to get It
Came to get it, came to get It
My name Wale

Born this way

It doesn't matter if you love him, or capital H-I-M
Just put your paws up
'Cause you were born this way, baby
My mama told me when I was young
We are all born superstars
She rolled my hair and put my lipstick on
In the glass of her boudoir
"There's nothing wrong with lovin' who you are"
She said, "'Cause he made you perfect, babe"
"So hold your head up girl and you'll go far,
Listen to me when I say"
I'm beautiful in my way
'Cause God makes no mistakes
I'm on the right track baby
I was born this way
Don't hide yourself in regret
Just love yourself and you're set
I'm on the right track baby
I was born this way
Ooo there ain't no other way
Baby I was born this way
Baby I was born this way
Ooo there ain’t no other way
Baby I was born this way
I'm on the right track baby
I was born this way
Don't be a drag – just be a queen
Don't be a drag – just be a queen
Don't be a drag – just be a queen
Don't be!
Give yourself prudence
And love your friends
Subway kid, rejoice your truth
In the religion of the insecure
I must be myself, respect my youth
A different lover is not a sin
Believe capital H-I-M (hey hey hey)
I love my life I love this record and
Mi amore vole fe yah (love needs faith)
I'm beautiful in my way
'Cause God makes no mistakes
I'm on the right track baby
I was born this way
Don't hide yourself in regret
Just love yourself and you're set
I'm on the right track baby
I was born this way
Ooo there ain't no other way
Baby I was born this way
Baby I was born this way
Ooo there ain’t no other way
Baby I was born this way
I'm on the right track baby
I was born this way
Don't be a drag, just be a queen
Whether you're broke or evergreen
You're black, white, beige, chola descent
You're lebanese, you're orient
Whether life's disabilities
Left you outcast, bullied, or teased
Rejoice and love yourself today
'Cause baby you were born this way
No matter gay, straight, or bi
Lesbian, transgendered life
I'm on the right track baby
I was born to survive
No matter black, white or beige
Chola or orient made
I'm on the right track baby
I was born to be brave
I'm beautiful in my way
'Cause God makes no mistakes
I'm on the right track baby
I was born this way
Don't hide yourself in regret
Just love yourself and you're set
I'm on the right track baby
I was born this way
Ooo there ain’t no other way
Baby I was born this way
Baby I was born this way
Ooo there ain’t no other way
Baby I was born this way
I'm on the right track baby
I was born this way
I was born this way hey!
I was born this way hey!
I'm on the right track baby
I was born this way hey!
I was born this way hey!
I was born this way hey!
I'm on the right track baby
I was born this way hey!

sábado, 2 de abril de 2011

Sistemas Operacionais


Sistemas Operacionais(SOs)
Windows 95
Windows Me
Windows 98
Windows Vista Stater
Windows XP Profissional
Windows XP Homer Edition
Windows NT
Windows 2000
Windows Vista home Basic
Windows 7 Ultimate
Windows 7 Stater
Windows 7 Profissional
Windows 7 Interprise
Windows server 2008 R
Windows server 2003
Windows 7 homer Premium
Unbutu
Curumin
Linux
Macintosh

Diferença entre Windows e Linux


Windows _
Windows é Software Proprietário (o uso é restrito à licença);
Windows tem uma opção: Windows;
Windows é alvo de mais de 100.000 vírus e parasitas virtuais;
Windows tem muitos acordos com fabricantes de hardwares, e, portanto, usa drivers binários proprietários que dão bom suporte à multimedia e jogos gráficos 3D;
Windows requer hardware topo de linha;
Windows é menos usado em servidores e mais usado em desktops;
Windows exige mais reboots e reformatações devido à instalação de novos programas e à instabilidades do sistema e aquelas induzidas por vírus.;
Windows tornou-se o padrão na era dos 32 bits;
Windows não dá muita margem ao usuário para que este adquira um profundo conhecimento do sistema, e nem o usuário vai conseguir muita vantagem se tentar fazer isso pois o sistema é fechado.;
Windows é desenvolvido por um número limitado de técnicos, em ambiente privado corporativo, na forma de uma empresa privada tradicional do século 20.;
Linux_
Linux é Sofware Livre (você pode compartilhar à vontade);
Linux tem mais de Distros ou pacotes de distribuição;
Linux é praticamente imune à vírus;
Linux desenvolve seus drivers de forma livre e com código fonte (compiláveis) via engenharia reversa ou com base nas informações que são disponibilizadas por fabricantes que apóiam o software livre, que ainda são em número inferior aos parceiros de código fechado do Windows.;
Linux funciona desde computadores Pentium-100 até os modernos Quad-Cores ou ainda Clusters de Supercomputadores;
Linux é mais usado em servidores e menos usado em desktops;
Linux foi projetado para não necessitar de reboot (quando instala um programa não precisa reiniciar a máquina) e muito menos reformatações periódicas;
Linux está a caminho de se tornar o padrão na era dos 64 bits;
Linux dá total liberdade ao usuário para que este obtenha total conhecimento do sistema de forma a adequá-lo às suas necessidades específicas, podendo modificá-lo à vontade e ir fundo em suas entranhas para ter certeza de que o sistema o obedece 100%.;
Linux e outros Sistemas Operacionais Open-Source (código aberto) é desenvolvido por um número ilimitado de colaboradores, a chamada comunidade global do software livre, apoiada na internet, onde todo e qualquer problema por mais complexo que possa parecer, acaba se transformando num problema trivial, daí o Linux ter menos Bugs, numa forma de produção colaborativa típica do século 21.;